quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Entrevista à Secretária de Educação de Pernambuco

Eu poderia está contando sobre milhares de coisas, como anda meus sentimentos, o que tenho feito, mas são muitas coisas para dizer e justamente esses dias ando com um fluxo de criatividade lá em baixo, ou seja, não consigo escrever nada que me agrade.

Então eu me lembrei da entrevista que dei junto com minha mãe no aeroporto de Recife no dia 2 de Setembro de 2012 umas horinhas antes de começar minha jornada...

Mais 15 estudantes embarcam para o Canadá neste domingo

Aluno de Petrolina registra preparação em blog e diário em vídeo


Bandeira de Pernambuco cobrindo a bagagem, serenidade e confiança de quem conhece o tamanho da chance que agarra, o menino Lucas Amariz, 16 anos, poderia ser confundido com um veterano de viagens, na madrugada do último domingo (2), no saguão do Aeroporto Internacional dos Guararapes. Mas para o estudante da Escola de Referência em Ensino Médio Otacílio Nunes de Souza, em Petrolina, que embarca rumo à Nova Scotia, Canadá, junto com outros 14 alunos da rede estadual selecionados para o intercâmbio do Programa Ganhe o Mundo, essa é a primeira viagem de uma vida devotada a conhecer novos lugares e culturas
Pelos próximos seis meses, Lucas troca Petrolina, no sertão pernambucano – que, em email para a host-family, definiu como a Califórnia Brasileira – pela bucólica Weymouth, no leste do Canadá. “Estou relax”, brincou o estudante, que desde pequeno sonhava com morar no exterior. 
Toda a preparação para a viagem está registrada no blog que Lucas criou para compartilhar a nova experiência – lucsincanada.blogspot.com. No site, Lucas se define como um “apaixonado por novas culturas, que mora em Petrolina, está prestes a embarcar para a província da Nova Scotia, Canadá, e vai escrever aqui todas as aventuras que estiver passando por lá”. O diário contem informações sobre a província da Nova Scotia, sua história, período colonial e tradições, além de todo o passo a passo necessário para um adolescente que se prepara para um intercâmbio no exterior. 
Além do blog, o estudante também mantém uma conta no Youtube (http://www.youtube.com/user/heylucss), em que faz uma espécie de diário de vídeo. “Eu quero prestar esse serviço para as pessoas que também querem fazer um intercâmbio. Quero transmitir minha experiência”, afirma Lucas. 
Após ser selecionado para o programa de intercâmbio, Lucas avaliou que, além de conhecer a cultura canadense, era preciso levar a cultura brasileira também ao país de destino. Solicitou, por email, de quase todas as secretarias estaduais de turismo do país, material institucional de publicidade turística daqueles estados. Pelo peso que os livros e encartes fariam na bagagem, pôde levar apenas o de Pernambuco, que vai junto com uma bandeira do Estado. “E também estou levando material de Petrolina, claro”. 
A jornada para o intercâmbio começou ontem, com 12h de viagem de carro de Petrolina à capital. Antes de chegar a Halifax, capital da Nova Scotia, os intercambistas ainda fazem conexão em São Paulo. 
Desembarcado no Canadá, ainda são mais de 3h de carro até chegar em Weymouth. O cansaço da viagem não tira o ânimo do estudante, nem da mãe, Fátima Amariz. “Não estou com um pingo de medo. Estou muito confiante”, disse a mãe. “Esse é um caso inédito de Pernambuco na história brasileira”, registra ela.  
O tempo vai passar rápido, conta a mãe. “Para quem vai estudar, seis meses é o mínimo”, afirma.
Você pode conferir esta mesma entrevista no site da secrétaria de educação, clicando aqui.

Eu não paro de ler essa entrevista, milhares de coisas passam na minha cabeça... IT'S NOT A DREAM ANYMORE!

Nenhum comentário: